quinta-feira, 28 de abril de 2016

Irena Sendler

Irena Sendler, na foto, com 98 anos de idade.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Irene conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além: resgatar crianças dos guetos nazis, sendo ela alemã.

Irena levava os meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta para esconder as crianças de maior tamanho. Também levava na parte de trás da camioneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do gueto para encobrir o ruído que alguma criança fizesse.

Enquanto conseguiu manter este trabalho, salvou cerca de 2.500 crianças. Por fim os nazis apanharam-na, partindo-lhe ambas as pernas e os braços.

Irene mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.

Quando terminou a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido para devolver os meninos à família mas a maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para os que perderam os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento e pais adoptivos.

Foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz mas não foi sequer seleccionada. Al Gore nesse ano arrecadou o prémio com uma investigação sobre o Aquecimento Global.

Sem comentários:

Enviar um comentário