quinta-feira, 21 de abril de 2016

Páscoa Judaica


A Pascoa de 2016 começa na Sexta-feira à noite do dia 22 de Abril. A primeira ceia de Páscoa é na noite de Sexta, 22 de Abril e a segunda ceia de Páscoa ocorre na noite de Sábado de 23 de Abril.

O que é a Páscoa?  

A Páscoa comemora o êxodo dos hebreus do Egipto e a sua transição da escravatura para a liberdade. O ritual principal de Páscoa é a ceia, que é realizada na primeira noite do feriado (ou, fora de Israel nas primeiras duas noites). A refeição de Páscoa inclui relembrar à mesa a história do Êxodo, cantar canções apropriadas e consumir alimentos tradicionais, que incluem "matzah" e "maror" (ervas amargas).

Quais são algumas das tradições de Páscoa?

O foco central das tradições de Páscoa é um conjunto de mudanças intensas na dieta alimentar, principalmente de "hametz", produtos alimentares levedados. Os judeus Ashkenazi também evitam Kitnyot, uma categoria de alimentos que inclui certos legumes.

Nos anos mais recentes, muitos judeus compensaram a falta de grão cozinhando com "quinoa". O conjunto de Salmos conhecido como Hallel (Salmos 113-118) são recitados durante os períodos de oração diurnos e noturnos .

A páscoa inicia também um período de tempo de 49 dias, chamado Omer, que lembra a contagem das ofertas trazidas ao antigo Templo em Jerusalém. Esta contagem culmina no feriado de Shavuot (Pentecostes), o aniversário de entrega da Torah (Lei) no Sinai.

Quais os alimentos usados na Páscoa?

Matkah, ou pão levedado, o qual é o alimento principal na Páscoa. Pode ser comprado em muitas padarias ou pode ser feito pelo próprio. Mas no feriado a comida mais popular é desde o "haroset" (uma mistura de maçã, nozes, vinho e canela) até ao "matzah ball soap" (um género de sopa de galinha). A abstinência de leveduras apela a uma cozinha que empregue uma culinária criativa .

Sem comentários:

Enviar um comentário