quinta-feira, 30 de junho de 2016

Um breve resumo do judaísmo messiânico



Desde os tempos dos primeiros discípulos de Yeshua que tem havido sempre um remanescente de povo Judeu que crê n'Ele, mesmo apesar de muitos, ao longo da história terem sido assimilados em igrejas cristãs e se terem tornado invisíveis enquanto Judeus. Nos dias de hoje, as circunstâncias para os Judeus Messiânicos estão muito diferentes, uma vez que tiveram de assumir e escolher entre ser Judeu ou ser Cristão, e muitos abandonaram a sua identidade Judaica assim que vieram para a Igreja.


Durante muitos anos os Cristãos não tinham acesso à Bíblia e dependiam dos sacerdotes para os ensinarem, frequentemente em latim. A compreensão das escrituras estava limitada apenas a alguns. Mas tudo mudou depois da Reforma e com a evolução da literatura impressa em meados do Século XVI à medida que cada vez mais Cristãos ficavam aptos para ler a Bíblia por eles próprios. Eles puderam finalmente pesquisar as Escrituras e ver que Deus seguramente, inclusive, não tinha cessado a sua acção com o povo de Israel.

As pessoas ficaram entusiasmadas ao perceber que Deus prometeu retornar o seu povo de volta à terra de Israel e que com isso também lhes daria um avivamento espiritual. Consequentemente, nos Séculos 18 e 19, este entendimento impulsionou a um esforço mais determinado para alcançar o povo Judeu com o Evangelho e as expectativas do retorno do povo de Israel à sua terra ancestral aumentaram.

O Movimento Messiânico começa.

A ideia de "Cristãos Hebreus" desenvolveu-se e o Conde Zinzendorf na Alemanha e Joseph Rabinowitz na Rússia tentaram iniciar formas Judaicas de adoração a Jesus na sua época, mas nenhum deles foi particularmente bem sucedido. O primeiro lugar funcional de adoração para Judeus crentes foi a Igreja de Cristo em Jerusalém, a qual foi construída em 1879 através de um crente judeu chamado Solomon Alexander, o primeiro bispo protestante em Israel.

O número de Judeus crentes em Israel era pequeno e até mesmo alguns foram evacuados de por barco depois da Segunda Guerra Mundial com outros Cristãos que temeram o que pudesse acontecer-lhes assim que o Estado de Israel fosse criado. Isto fez com que menos de 25 Judeus crentes ficassem no território quando Israel renasceu com país em 1948.

Um novo começo para um novo estado.

O Estado tolerava os crentes, mas na generalidade, os que abraçavam o Evangelho eram tratados com hostilidade e aversão, visto que o Holocausto (juntamente com a histórica perseguição dos judeus) foi considerado como um fenómeno particularmente Cristão. Inicialmente Israel estava em modo de sobrevivência e falar de Jesus era visto como uma ameaça.

Apesar de injuriados, o número de crentes Messiânicos continuou a crescer, triplicando sensivelmente a cada década. Duas grandes ondas de avivamento vieram, nos anos setenta e de novo, outra vez, nos anos noventa. A primeira foi um resultado de "Movimento Jesus" na América (considerado por muitos como uma antecipação espiritual dos eventos em Jerusalém de 1967), e o segundo, foi devido ao rápido crescimento do Evangelho entre os Russos Judeus, como resultado da queda do muro de Berlim em 1989. Graças à primeira onda ligada ao Movimento Jesus, os Messiânicos Judeus começaram a prosperar particularmente nos E.U.A. e os judeus crentes começaram a intitular-se "Judeus Messiânicos" em lugar de "Hebreus Cristãos".

Eles aceitaram a sua identidade e responsabilidade como Judeus de uma forma muito séria, e viveram-na e adoraram com uma maneira cultural Judaica. Vários destes Americanos que emigraram para Israel alguns são pastores de congregações até aos dias de hoje. Mais tarde, chegaram os Russos Judeus que vieram reforçar o número de crentes em Israel. Hoje há mais de 200 congregações messiânicas em Israel e várias centenas no resto do mundo... e o número continua a aumentar.

A terceira onda de avivamento.

Dave Bricker de "Judeus para Jesus" acredita que agora estamos a entrar numa terceira onda de povo Judeu vindo para a fé, mas desta vez sem os reforços vindos da América ou da Rússia. Temos visto nos últimos tempos Israelitas nativos Judeus a abraçar a fé em Yeshua por eles próprios. Mas o que está por detrás desta nova onde de avivamento?

Um factor importante que está a afectar o Século XXI é a ubiquidade da internet e das redes sociais. Ao passo que houve um tempo em que era difícil encontrar uma cópia do Novo Testamento, hoje qualquer Israelita curioso pode simplesmente teclar "Yeshua" ou "Messias" no seu motor de busca google e toda a informação que ele desejar, incluindo um Novo testamento em Hebraico, está lá! A liberdade e segurança da busca em privado, de explorar todas as questões sem ser visto ou hostilizado, tem implicado que um grande número de Judeus procure pelo seu Messias na Internet.

Neste contexto, Eintan Bar começou a construção de um site em Hebraico para Israelitas para facilitar, inclusive anonimamente, a descobrir acerca de Yeshua e enviar um Novo Testamento a quem desejar receber um.

O site www.igod.co.il fornece respostas a muitas questões que Israelitas frequentemente têm acerca do evangelho. Ele concluiu que num mês típico, mais de 22.000 pesquisas são feitas no Google sobre "Yeshua" e buscas semelhantes em assuntos variados.

A necessidade de mais websites do género tornou-se clara. Ao longo do tempo, a área de ministério na comunicação social desenvolveu-se num centro de média apoiado pelas facilidades que temos no Colégio Bíblico Israelita, o único seminário em língua hebraica em Israel. Assim como uma variedade de diferentes websites apresentam a verdade do evangelho a diferentes audiências, nós temos também um estúdio de vídeo onde criamos videoclips que podem facilmente ser partilhados na internet. Continuamos a produzir literatura que ajuda Israelitas que procuram respostas, e também temos uma estação de rádio que difunde música Messiânica e versos Bíblicos durante todo o dia.

Um dos benefícios da internet é que permite ultrapassar a vergonha e a sensação de traição que impede muitos de investigar os ensinos de Jesus. Nós temos fóruns de "perguntas e respostas" em cada site e também temos colaboradores crentes, treinados, disponíveis para responder às questões e partilhar reflexões com quem nos contacta.

Devido à possibilidade de manter o anonimato, é possível que as questões de tornem profundas e honestas num curto espaço de tempo, que de outro modo não seria possível acontecer num diálogo face a face.

Os desafios do novo crescimento.

Com a constante multiplicação de crentes Israelitas, a necessidade de desenvolver lideranças, soa a urgência no tempo, de treinamento e capacitação teológica para o ministério. Agora temos quase 150 estudantes Judeus e Árabes nos nossos programas procurando qualificar-se como bacharéis e mestres em Teologia, Estudos Bíblicos, Aconselhamento, e mais…

Estamos gratos por sermos depositários no país de uma larga colecção de livros Cristãos e estamos a expandir continuamente para outros idiomas e necessidades. Somos apaixonados por partilhar os tesouros de estudos da Bíblia na terra de Israel e com outros através do mundo. Temos também vários estudantes internacionais que vêm para investir um semestre ou um ano connosco.

E isto leva-nos até si! Se desejar saber mais ou apoiar financeiramente o nosso trabalho de alcance de Israelitas que ainda não conhecem o Senhor, e a preparar crentes para que eles possam liderar e servir outros, seja bem-vindo, junte-se a nós!

Traduzido de:
http://oneforisrael.org/blog/268-a-short-history-of-messianic-judaism

Sem comentários:

Enviar um comentário