sexta-feira, 17 de junho de 2016

Uma pequena palavra com um grande significado


Alguma vez você questionou sobre a origem do alfabeto? As primeiras duas letras do alfabeto hebraico são "alfa" e "beta", mas é a primeira e a última letra que são usadas em estenografia para denotar o alfabeto. Tal como podemos escrever "ABC" para o nosso alfabeto, em hebraico, "את" pode ser usado como a primeira letra "alfa" (א) e a última letra, "tav" (ת).

Juntas, estas duas letras pronunciam-se como a pequena palavra, "et", que não pode ser traduzida para qualquer outra língua. É basicamente uma forma de ligar verbos e substantivos, numa forma única e apenas possível em hebraico. Mas esta palavra tem um propósito especial: nós podemos vê-la na primeira sentença da Bíblia e como ela está cheia de significado.

No princípio Deus criou "et" ... בָּרֵאשִׁית, בָּרָא אֱלֹהִים, אֵת

Antes de mencionar os céus e a terra que Deus criou, o texto Hebraico diz que Deus criou "את". Esta pequena palavra vem intermediar a acção da criação dos céus e da terra. O Rabi Dov Ber explica o uso da palavra את em Génesis 1:1 em Or Torah: " "Et" é uma palavra usada e não traduzível para indicar que "um objecto directo definido está a seguir", então, é preciso haver um "et" antes dos céus e da terra." No texto hebraico literalmente lê-se: No princípio Deus criou את os céus e את a terra.

Tal como "את" significa o alfabeto hebraico, fundamenta o Rabi, "No princípio Deus criou o Alfa-Beta. Então Deus fez isso antes de criar os céus e a terra, como se as letras fossem consideradas os "blocos da construção" de toda a criação."

Nós poderíamos dizer que no princípio Deus criou... את: o alfabeto.

Deus criou o potencial das palavras e da linguagem. E então Ele CHAMOU as coisas à existência com palavras, as quais são formadas por letras. Cada aspecto da criação foi chamado à existência com palavras de Deus, e hoje nós (hebreus) temos o DNA da linguagem que vem desde a criação. Deus não apenas nos deu a sua Palavra nas Escrituras, mas deu-nos a Sua Palavra tornada em carne e que habitou entre nós. E em Hebreus 1:3 podemos ler que "O Filho é o brilho da glória de Deus e a representação exacta da sua pessoa, e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra".

No pensamento judaico há quatro níveis da criação no Génesis:
- Matéria inanimada (rochas, minerais, água e por aí fora...);
- Matéria vegetal, que pode crescer e reproduzir-se;
- Vida animal com capacidade vocal e motora;
- Mas apenas a quarta camada da criação, a humanidade, pode crescer, reproduzir-se, mover-se também à medida do desejo do uso da linguagem.

Apenas a humanidade foi criada à "imagem de Deus", e com essa capacidade, o poder da linguagem criativa. As palavras podem criar; as palavras dão-nos o poder de mudar coisas; poder de comunicar; de formar relacionamentos e desenvolver o nosso mundo de uma forma que o resto da criação não tem aptidão para tal. Este dom dá-nos também a bênção de comunicar com Deus. Nós podemos ler a sua Palavra, podemos ouvi-lO, e podemos falar com Ele em oração. A linguagem e as letras são dons que nos ajudam a relacionarmo-nos com o nosso criador.

É bastante interessante também, que a palavra hebraica para inanimado significa "mudo" ou "silencioso", o que nos dá a impressão de que a capacidade para falar está lá, mas é reprimida! Isto faz-me pensar na entrada triunfal quando o povo aclamava Jesus ao aproximar-se de Jerusalém. Os Fariseus disseram a Jesus que os mandasse calar e Jesus respondeu: "... Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão." Lucas 19:40

Em Isaías 44:23 é ordenado à criação que levante a sua voz: "Cantai alegres, vós, ó céus, porque o Senhor o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o Senhor remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel."

E no Salmo 96:12 diz: "Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque."

Nós sabemos que toda a criação geme por redenção e quem sabe se até mesmo as plantas e as rochas irromperão em louvor no glorioso dia?!

Nós podemos dizer que no princípio Deus criou את: A-Z - tudo o que existe!

A-Z é uma espécie de expressão genérica, pacote com tudo incluído. "Sem Ele nada do que foi feito se fez", como disse João. Isto significa que se por alguma razão louca houver extraterrestres em algum lugar (apesar de eu duvidar muito que existam) nós podemos ter a certeza de que todos eles foram criados pelo nosso Deus Pai. Cada e qualquer molécula, átomo, fibra, químico, célula... tudo veio através do seu poder criativo. Ele criou todas as coisas e elas pertencem-lhe. O Dr. Vernon McGee colocou isto de uma forma simpática: "Isto é o universo e Deus, e Deus fez todas as coisas desta forma. Agora, tu podes achar que há uma forma melhor, mas não tens um universo".

À medida que o mundo parece estar a ser sacudido, nós podemos ficar firmes no facto de Deus estar no controlo. Ele não nos abandonou, desamparou ou desapareceu. Ele não se esqueceu da sua criação, está, pelo contrário, profundamente apaixonado com o que Ele fez e não desvia o seu olhar de nós por um segundo sequer. Podemos ficar confusos com o modo com as escolhas que parece fazer, mas permanece o facto de que o universo pertence-lhe. Se nós acreditamos na Bíblia, também podemos ficar firmes no facto de que Ele é perfeitamente bom e perfeitamente inteligente. Ele sabe o que faz, apesar das muitas vezes que possamos não compreender ou concordar.

Ele é frequentemente chamado Senhor das Hostes nas Escrituras. Em hebraico significa literalmente SENHOR dor Exércitos. Conheci um Rabi que ensinava que "exército" significa um grupo grande formado para realizar um propósito, enfileirados para agir juntos para completar uma tarefa. Ele disse também que isso é o que os átomos e as moléculas fazem. Quando pensamos no SENHOR dos exércitos, podemos pensar NAQUELE que criou e tricotou tudo da vida juntamente para funcionar da forma como Ele requer, não apenas na batalha, mas inclusive na simples perpectuação da criação. Tudo foi perfeitamente feito e desenhado para trabalhar em harmonia e beleza pelo nosso engenhoso Pai criador. Ele fez tudo, Ele orquestrou todo o pacote.

Nós podemos dizer que no princípio Deus criou... את: α-Ω - o princípio e o fim: o próprio tempo.

"Não temais" disse Jesus em Apocalipse 1:8, 18. "Eu sou o Primeiro e o último.... E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."

O Altíssimo Deus que sempre tem estado, e que sempre estará, segura as chaves da eternidade. O tempo existe, mas apenas porque foi Deus que o fez. Há um princípio e um fim e pelo meio está a SUA história. Ele sozinho sabe como tudo realmente começou e ele, ele sozinho, sabe como reconciliar todas as coisas para ele mesmo no fim.

Ele disse-nos imenso acerca do principio e do fim, mas há algumas partes difíceis da Bíblia para nós seres humanos limitados com que nos debatemos. Mas Deus não se esforça sequer para se debater com estas questões pesadas. Ele está firmemente dentro da sua compreensão. Ele escreveu cada dia antes de cada um deles amanhecer. Ele está onde, sem dúvida, naquilo que o mundo se tornará ou no que acontecerá durante e depois do dia do juízo.

Ele é o autor do tempo. Ele é o ancião de dias. Ele tem poder sobre a vida e a morte. Ele sabe muito bem que esta queda e esta terra falida não é tudo o que existe. Ele planeou muito mais. Mas nós sabemos pela Sua Palavra que as coisas ainda vão ficar muito pior antes que ele envolva toda a criação como um rolo e faça novos céus e nova terra. Daniel disse-o no capítulo 12:1-4. "... e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará."

O poderoso Deus que nós servimos.

A próxima vez que você abrir a Bíblia e ler uma sentença, pode ter consciência de que existe alguma palavra invisível lá e cheia de significado. Deus criou את o poder da linguagem e da fala, ele fez de את tudo o que existe e possui cada átomo, e criou את o princípio e o fim juntamente. E este Deus está desejando abaixar-se, como Jesus perguntou aos seus discípulos e ao cego Bartimeu, "O que queres que te faça?"


Traduzido de,
http://oneforisrael.org/blog/151-little-word

Sem comentários:

Enviar um comentário