terça-feira, 5 de julho de 2016

Palestine Post


"Palestine Post" é um jornal Sionista fundado em 1 de Dezembro de 1932, por Gershon Agron, que colaborou na Organização Sionista Mundial e também foi membro da Agência Judaica. O jornal mudou o nome para Jerusalém Post em 1950, dois anos depois da refundação do Estado de Israel.

Convém lembrar que quando o jornal foi fundado não havia "Estado de Israel" e muito menos "Estado da Palestina"; o que havia era um território administrado pelo Reino Unido denominado Mandato Britânico para a Palestina. Palestina foi um termo inventado pelos Romanos em 135 D.C. para humilhar os judeus depois da revolta de Bar Kokhba.

Também não havia cidadãos Israelitas pois eles eram conhecidos como "judeus palestinos"; e tão pouco havia palestinos pois os árabes nessa data ainda não se tinham lembrado de inventar tal coisa. Os habitantes judeus, aos quais se juntaram outros que imigraram para a região, literalmente fizeram o deserto florescer e muitos árabes imigraram também para lá em busca de melhores condições de vida. 

"Israel" foi o nome escolhido horas antes da Declaração da Independência e Palestina foi o termo usado pelos árabes depois da derrota de 1967 e com o qual têm iludido o mundo de que os judeus lhes roubaram a terra (que nunca foi deles).

Durante o perído Otomano (1517-1917), "Palestina" era referida como terra do sul da Síria e muitos árabes Otomanos e Árabes que viviam lá referiam-se à area como Síria do Sul.

O Presidente da Autoridade Palestiniana, mais uma vez, expôs-se ao ridículo oferecendo um exemplar do "Palestine Post" ao Rei Saudita.

Conheça também a selecção de futebol da Palestina.



Sem comentários:

Enviar um comentário