sábado, 27 de agosto de 2016

Abraão em Meca



A caverna dos Patriarcas em Hebrom, conhecida como a Caverna de Macpela, é um dos locais sagrados tanto para Judeus como para muçulmanos. As religiões acreditam que esse é o lugar ao qual a Bíblia se refere: “Sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos na caverna de Macpela” Génesis 25:9

Já que os Árabes afirmam ser descendentes de Ismael, compreende-se porque o local da sepultura de Abraão, pai de Ismael, é reverenciado por eles. Ismael, por outro lado, não foi sepultado naquele lugar, nem foi sepultado em qualquer parte da terra de Israel. O seu local de sepultamento foi em algum lugar descrito como “desde Havilá até Sur, que olha para o Egipto, como quem vai para a Assíria”. Génesis 25:18


Série "O Conflito de Séculos"
1/5 Abraão em Meca
Extraído e adaptado de "Jerusalém, um cálice de tontear".
Dave Hunt

Este facto, na verdade, diz-nos que Ismael não era considerado como sendo membro verdadeiro da família de Abraão, pois se assim fosse ele teria sido sepultado com eles.

Os árabes e muçulmanos admitem que Abraão, Sara, sua esposa, e seus filhos Isaque e Jacó, foram sepultados na caverna de Macpela em Israel, agora reconhecida como um dos locais mais sagrados do Islamismo. Inclusive, os filhos de Jacó levaram o seu corpo desde o Egipto até à caverna de Macpela para ser sepultado. Por quê? Simplesmente porque aquela caverna tinha sido comprada por Abraão na terra Prometida. (Génesis 50:13-14)

Se Abraão morou na Arábia Saudita, como diz o Corão, então aquela deveria ser a “terra prometida”. Porque pois Abraão compraria um local de sepultamento a 1.600 Quilómetros de Cannã? E porque ele faria uma jornada incrivelmente longa de Meca a Israel para enterrar Sara, e depois voltar para Meca? E porque Isaque faria uma viagem de 3.200 Quilómetros ao todo através do deserto para sepultar Abraão na caverna Macpela em Israel? É que até o próprio Isaque foi sepultado ali. Mas que família à época cada vez que morria um familiar faria tal viagem? Isto não faz sentido nem se encaixa nos factos históricos.

A Caverna de Macpela é também o local onde a esposa de Isaque, Rebeca, foi sepultada assim como a esposa de Jacó, Lia (Génesis 49:31), e também o próprio Jacó. Portanto, atendendendo a que os Judeus são descendentes não só de Abraão mas também de Isaque e Jacó, eles certamente tem um direito muito maior a essa antiga sepultura do que os Árabes muçulmanos. Mais, os últimos, que não podem provar a descendência de Ismael, muito menos de Abraão, não querem compartilhá-la com os Judeus, que são os verdadeiros descendentes dos que estão sepultados ali. Para tornar o episódio mais confuso os muçulmanos construíam uma mesquita no local (tal como fizeram no Monte do Templo) para impedir tanto Cristãos como Judeus de orar ou adorar ali.

A mesquita de Macpela foi palco de um trágico massacre de 29 adoradores muçulmanos para um desvairado israelita, Baruch Goldstein no começo de 1994. Depois disto, demonstrações violentas de árabes expressaram a sua indignação após os assassinatos na mesquita. A ânsia pela vingança entre os árabes foi tão incontrolável que a mesquita ficou fechada durante mais de oito meses antes de ser reaberta, o que só aconteceu sob forte vigilância armada. A chacina na mesquita foi um crime horrendo e todo o Israel o condenou.


O CONFLITO DE SÉCULOS
1/5 Abraão em Meca 

Sem comentários:

Enviar um comentário