segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Porque razão o anti-semitismo existe?


O anti-semitismo não só persiste, mas surpreendentemente ele cresce, num planeta onde a igualdade dos sexos e das raças é promovida, e a descriminação baseada da raça, cor ou credo é combatida, supostamente. Será que a impressionante perseguição que os judeus continuam a sofrer é a sua sorte por serem “povo escolhido” de Deus?

Como povo especial de Deus, tão próximo do seu coração, os judeus poderiam esperar que Ele protegesse os seus. E Ele fá-lo.



Série "Ódio e Anti-semitismo"
11/11 Porque razão o anti-semitismo existe?
Por Samuel Dias

Uma perspectiva teológica aponta p
ara a punição de Deus a qual dura há mais de 2.500 anos. Trata-se de “disciplinar aqueles a quem Deus ama até que se arrependam”. Isto significa que os Judeus são moralmente mais culpados que os alemães ou os portugueses, suecos ou os chineses, ou qualquer outro povo, e por isso têm que ser mais castigados que todos os outros? Não. Deus não escolheu a descendência de Abraão para os castigar, mas para os abençoar e para fazer fluir através deles a bênção, que vem através do conhecimento do único Deus, a todas as nações.


A doutrina do “castigo que ainda perdura” parece ter uma influência anti-semita relacionada com o preconceito de que nem Lutero se conseguiu desligar. Obviamente, o castigo faz parte da consequência do erro, e no universo ninguém está impune diante de Deus, ainda que, quem conhece a Lei é mais responsável do que aquele que não conhece. Mas quem se atreve a julgar um Deus justo?

"E persegui-los-ei com a espada, com a fome, e com a peste; e dá-los-ei para deslocarem-se por todos os reinos da terra, para serem uma maldição, e um espanto, e um assobio, e um opróbrio entre todas as nações para onde os tiver lançado." Jeremias 29:18

O verso acima é usado para defender a tese de que os judeus estão a sofrer pelo mundo como resultado dos seus erros. Sim, eles erraram e foram punidos. Mas esta profecia é relativa ao cativeiro na Babilónia e todos os reinos conhecidos de então. Mas que povo se agradaria de ter um Deus que os pune desde há milénios?

Contudo, com uma coisa temos de concordar. O sofrimento do povo judeu prova, mais uma vez, que a Bíblia é de facto o Livro de Deus, dado através dos profetas e apóstolos judeus à humanidade!

1. Um problema no coração do Homem.

O anti-semitismo, assim como todo o tipo de preconceito e racismo contra qualquer ser humano, é um problema que está instalado no coração do homem. No caso dos judeus essa raiz de ódio assume uma proporção ainda maior porque eles foram o “filho preferido de Deus”. Filho preferido, mas até certo ponto, pois foi a eles que Deus encarregou de transportar uma esperança de redenção e vida eterna para toda a humanidade.

Por conseguinte, quando alguém demonstra ódio contra o judeu, na verdade esse rancor é contra o próprio Deus. O Homem está numa luta permanente contra Deus e ainda não venceu esse combate. Jacó venceu esse combate porque num encontro com Deus o seu carácter foi confrontado e porque queria ser abençoado.

“No entanto, em vez de descarregar o nosso descontentamento em Deus, nós o descarregamos nos judeus, o povo escolhido de Deus. "... Embora a nossa verdadeira luta seja com a luz perscrutadora da revelação divina reflectida por Israel, é, contra o próprio povo de Israel que extravasamos o nosso ressentimento. Aí temos, creio, a raiz do anti-semitismo.” Sempre que o anti-semitismo surge, onde quer que seja, temos um sinal claro de que as pessoas estão envolvidas num conflito com Deus, e com o mesmo tipo de conflito que deixou a sua marca em Israel. Nenhum outro povo se envolveu com tamanha profundidade ou intensidade na contradição entre Deus e o ser humano quanto Israel." (Link para este artigo)

Convenhamos que, mesmo que não estivéssemos a falar de rancor contra o povo judeu, qualquer acto de hostilidade contra outro ser humano, de qualquer raça, é uma afronta ao próprio Deus.

Mas como é que esta perspectiva se encaixa em cristãos que são anti-semitas, ou até mesmo cristãos indiferentes nas questões relacionadas com o ódio a Israel? Será que eles ainda não resolveram a sua “luta com Deus”?

2. Um problema de rejeição do Messias.

Outra explicação evidente para o ódio da humanidade contra os judeus é obviamente a questão do Messias.

Uma grande parte da humanidade ainda não aceitou Jesus de Nazaré como o Enviado de Deus à humanidade. Uma grande parte da cristandade também não entendeu que a razão de ódio a Israel é por causa do seu Messias. E por fim, como se sabe a esmagadora maioria dos judeus ainda não reconheceu o seu Messias.

Os cristãos, entretanto, não se entendem em muitas questões sobre os assuntos relacionadas com o povo judeu: para uns, a Igreja agora é o Israel de Deus; outros não se entendem sobre a forma do seu regresso; e ainda há aqueles que querem copiar tudo de Israel e porções do Judaísmo transformando-se em completos idólatras.

É verdade que a grande maioria dos deuses adorados ao longo de milhares de anos pelos diferentes povos não lhes trouxeram qualquer benefício. Por outro, a religião “cristã” não foi um bom exemplo de tolerância e bondade para com os povos de outras culturas. Compreenda-se portanto a consequente decepção do Homem relativamente “à religião”. Logo, é fácil, visar o Deus de Abraão como também o culpado de muitos dos males da humanidade. Então, para quê um Messias? Mais um “Deus” e um tirano para nos governar e impedir de vivermos como nos apetece? Racionalmente, claro que não.

Não, até que conheçamos a mensagem de amor do Messias Judeu, que se entregou a toda a humanidade como sacrifício de Páscoa numa cruz! Ele não veio para nos impedir de viver como nos apetece, Ele veio para nos ajudar a viver melhor, uma vida plena, reconciliados com Deus e com todos os homens.

Os profetas disseram que o Messias, o Redentor da humanidade, seria judeu. O mundo sabe disso e Satanás também. Pode estranhar-se, só por esta razão, o desejo de destruir a raiz de onde pode brotar a Salvação da humanidade? Mas o que o mundo não sabe é que o Messias já veio e cumprirá em breve a segunda parte do Seu plano eterno.

3. Um problema de “existência” de outros deuses.

Há um só Deus que é Pai de todos e para todos os homens. A Bíblia repetidamente afirma isso.

Os israelitas ao longo da sua história foram confrontados com propostas de adorar outros deuses e quando o fizeram só atraíram confusão para as suas vidas. Um caso descarado é o confronto de Elias com os sacerdotes de Baal. “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.” I Reis 18:21

Quando Acabe se encontrou com Elias, a primeira coisa que fez foi fazer-lhe uma pergunta insinuante: “És tu o perturbador de Israel?” Aquilo que o mundo diz agora de Israel é: “És tu o perturbador da paz no mundo?” Ampliei a escala mas o problema é o mesmo. Assim como Elias não era o perturbador de Israel, Israel também não é o perturbador do mundo.

O problema do mundo é Baal e os seus deuses travestidos, entre os quais Alah se encontra. Os seguidores de Baal quiseram provar que o Senhor verdadeiro era Baal e do mesmo modo os seguidores dos deuses falsos deste mundo tentam provar que o Senhor de Israel não é Deus.

Exemplo. Conhece esta imagem? Sabe porque esta porta foi fechada?



“Então, o homem me levou à porta, à porta que olha para o oriente. E eis que, do caminho do oriente, vinha a glória do Deus de Israel; a sua voz era como o ruído de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. O aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera, quando vim destruir a cidade; e eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e me prostrei, rosto em terra. A glória do SENHOR entrou no templo pela porta que olha para o oriente. O Espírito me levantou e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR enchia o templo.” (Ezequiel 43:1-5)

Como é sobejamente sabido muçulmanos e judeus disputam o Monte do Templo. Conforme a profecia de Ezequiel o Messias entrará por esta porta para estabelecer o seu Reino e que os Cristãos defendem que a mesma terá o seu cumprimento na Segunda Vinda de Jesus, prometida pelo próprio.

Nesta disputa de “deuses”, sobre a quem pertence o lugar mais sagrado da terra, os seguidores do deus falso Alah, pelas mãos do sultão Solimão, selaram a porta para que, pelo sim pelo não, a profecia não se cumpra. O que eles não sabiam era que, fazendo isto, eles próprios estavam a cumprir outra profecia:

“Então, o homem me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada. Disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, Deus de Israel, entrou por ela; por isso, permanecerá fechada.” (Ezequiel 44:1-2)

Em sua opinião quem governa o universo? Em sua opinião a quem deve ser dirigida única e exclusiva adoração? Baal, Alah, ou ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó?

4. Um problema de bênção ou maldição.

Deus prometeu a Abraão e Jacó que através da sua descendência uma bênção viria a “todas as famílias da terra”. Aqui estava uma confirmação daquela maravilhosa promessa, desde a criação da humanidade, que da semente da mulher a humanidade se voltaria de novo para Deus.

Deus disse à serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Génesis 3:15)

Finalmente uma explicação final para o anti-semitismo, a qual estava fatalmente traçada desde a queda da humanidade: haveria uma inimizade entre Satanás e a semente da mulher que traria a redenção à humanidade. Do mesmo modo que Hitler não teve sucesso nesta inimizade, o Islão também não terá.

Além do mais o esforço em exterminar o povo escolhido por Deus para trazer a redenção à humanidade não passa de uma estupenda imbecilidade. O Messias já veio e trouxe a solução! Uma das evidências mais simples dessa verdade é que eu tive um encontro com esse Judeu e ele, além de mudar a minha vida, mostrou-se como uma cruz pode fazer a diferença em toda a humanidade.

Então se o Messias já veio porque devemos nos preocupar com os judeus? É simples. No dia que os judeus reconhecerem o seu Messias a bênção para os gentios será muito maior do que aquela que já alcançámos!

“E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!” Romanos 11:12

Conclusão.

Ao longo de muitos séculos muitos povos e impérios extinguiram-se por não terem preservado a sua cultura, identidade e genuidade. Não fosse a mão de Deus sobre o povo hebreu, esta perseguição já teria terminado com a conclusão do propósito para o qual este ódio milenar existe. A durabilidade deste ódio prova a existência de um autor do Mal, assim como o milagre da existência de Israel, e hoje em dia consolidado em Estado político, prova a existência do Bem. Não estamos a dizer que Israel é “o bom da fita”, estamos a dizer que existe o Mal e existe o Bem. Num plano meramente natural quem quer sobreviver está do lado do bem, e quem persistentemente se recusa a reconhecer a existência de outro ser humano está do lado do mal. Você precisa de ser confrontado com esta escolha.

“Jurei a David, meu servo: Para sempre estabelecerei a tua posteridade, e firmarei o teu trono de geração em geração… E serei eu falso a David? A sua posteridade durará para sempre, e o seu trono como sol perante mim. (Salmos 89:3,4,35,36)

Samuel Dias

5/11.   Os Macabeus.

Vídeo recomendado: https://www.facebook.com/GushEztion/videos/1113820732004742/?pnref=story



2 comentários:

  1. "No dia que os judeus reconhecerem o seu Messias a bênção para os gentios será muito maior do que aquela que já alcançámos!". Isto porque eles se arrependerão em massa quando o Messias voltar. Eles verão aquele a quem traspassaram e chorarão... E Deus aceitará o seu arrependimento, porque voltará para eles, com rei... O Messias reinará a partir de Jerusalém, e então e entenderá o que significa ser povo escolhido no qual fomos enxertados... O grande mistério é que aqueles que estão quebrados serão enxertados mais facilmente que nós gentios o fomos...

    ResponderEliminar