terça-feira, 19 de abril de 2016

Nazaré


Nazaré é a capital e maior cidade do distrito norte de Israel. Também funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local. Hoje a cidade possui cerca de 71.500 habitantes: 25.000 árabes muçulmanos, 22.500 árabes cristãos e 24.000 Judeus.

É a comunidade árabe mais importante de Israel depois de Jerusalém. Muçulmanos e cristãos vivem na parte baixa da cidade e nos morros, enquanto os judeus vivem em um bairro situado em uma parte alta conhecida como Nazaré Illit.

Nazaré era a terra natal de José e Maria. A população da época não excederia, seguramente, 150 habitantes; entre eles, Maria, José, os familiares de Jesus. A população vivia da cultura (vinha, oliveiras, cevada, trigo, legumes) e do artesanato. No tempo de Jesus, de acordo com as descobertas arqueológicas, as casas, e particularmente as de Nazaré, construíam-se no prolongamento de grutas naturais. Seja como for, foi em Nazaré que Maria sentiu o chamamento de Deus; é também em Nazaré que, depois de Maria e José estarem noivos, a família se instala, e onde Jesus passa a sua infância, a adolescência, a juventude e grande parte da sua vida adulta (cerca de 90% da sua existência terrena). O facto de Maria, noiva, ter vivido a Anunciação no mesmo lugar onde habitava antes de ir morar com José (quando o Anjo diz a José “não temas tomar a Maria como esposa”, Mt.1,20) é conforme tanto ao relato bíblico como ao estado das descobertas arqueológicas feitas em Nazaré.

Sem comentários:

Enviar um comentário