quarta-feira, 15 de junho de 2016

Gentios devem ser expulsos de Israel



O Rabi Chefe Sefardita de Israel foi apanhado recentemente a fazer uma reivindicação absurda: que os gentios devem ser banidos da Terra Santa a menos que eles concordem em seguir as Sete Leis de Noé. O registo do Rabbi Yitzhak Yosef veio à luz., declarando que sem esta condição, "de acordo com a lei Judaica é proibido a um não-judeu viver na terra de Israel".

Ele prosseguiu adicionando que se os gentios, em conformidade com a Bíblia, supostamente, devem servir o povo Judeu, e só assim lhes será permitido ficar, desde que se tornem servos.

Mais tarde ele queixou-se que os seus comentários foram tirados fora do contexto e que de acordo com as Escrituras, deveria ser aplicadas apenas mais tarde, na "Era Messiânica". 

Mas de onde é que ele tirou estas ideias estranhas? Está realmente alguma coisa na Bíblia parecida com isso?

O contexto das palavras do Rabi Yizhak Yosef.

Antes de mais, deve ser mencionado que os comentários do Rabi visavam largamente os terroristas Islâmicos muito mais do que os cristãos. O Rabi Yizhak Yosef, tal como a maioria da população Israelita, tem experimentado ataques de terror mais do que suficientes nos últimos meses.

Ele estava a expressar o desejo de despachar todos os que representam perigo para o povo Judeu em toda a sua extensão territorial. Ele fez também algumas declarações encorajando o povo a matar qualquer terrorista com uma faca, mas esta forma de abordagem colide com a ética das Forças de Defesa de Israel, a qual procura usar o mínimo de força para proteger civis inocentes de ataques. Claramente, este objectivo nem sempre é alcançado, mas encorajar activamente o uso de mais violência, piora as coisas ainda mais.

O facto é que o ambiente em que estas dissertações descabidas foram proferidas são um balde de água fria para os 20.000 Judeus Messiânicos de Israel, pois nenhum deles é considerado Judeu aos olhos das autoridades rabínicas. Estará este controverso Rabi a sugerir que os Judeus Messiânicos Israelitas tenham de deixar o seu próprio país?

Mas porque carga d'água ele invoca base Bíblica para ideias racistas e ridículas tais como esta?

A Bíblia realmente diz que os gentios deverão servir o povo Judeu?

A Bíblia não diz nada a respeito da terra de Israel ser apenas para o povo Judeu, antes pelo contrário. E as "Leis de Noé" são puramente uma invenção rabínica que de todo não se enquadram sequer na história Bíblica de Noé.

Mas, e no que diz respeito ao Judeus terem servos gentios?

Isaías 14: 1,2 diz: "Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó. E os povos os receberão, e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel os possuirá por servos, e por servas, na terra do Senhor; e cativarão aqueles que os cativaram, e dominarão sobre os seus opressores".

Isaías 49:22-23. "Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros. E os reis serão os teus aios, e as suas rainhas as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão o pó dos teus pés; e saberás que eu sou o Senhor, que os que confiam em mim não serão confundidos.

Também, Isaías 61:5 diz: "E haverá estrangeiros, que acrescentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros".

É realmente intenção de Deus fazer com que os Gentios sejam servos do povo Judeu?

Não!

Insinuando que os Gentios são povos inferiores que deveriam estar numa posição servil para exaltar o povo de Israel, o Rabi Yizhak Yosef perdeu completamente o plano maravilhoso de Deus. Ele deixou que o seu amor pelo Judaísmo eclipsasse o seu amor pelo próprio Deus, pois o coração do Senhor tem estado sempre com o mundo inteiro, todas as nações, tribos e línguas.

Em todo o percurso das escrituras, muitos, muitos gentios tem sido calorosamente acrescentados ao povo de Israel. A egípcia Hagar juntou-se à casa de Abraão, a esposa de José também era egípcia, a mulher de Moisés era uma africana negra, e muitos egípcios juntaram-se ao povo de Israel fazendo do êxodo o seu escape da escravatura. A Bíblia chama-lhes "mistura de pessoas".

"Também subiu com eles uma grande mistura de gente; e, em rebanhos e manadas, uma grande quantidade de gado." Êxodo 12:38

Um bom número de leis dadas no Sinai levaram em conta o cuidado com os estrangeiros entre eles e a todos os que se juntaram ao povo de Israel. Calebe, o companheiro de Josué, tinha um passado gentio; temos também Raabe e Rute que se tornaram ascendentes do Rei David e do Messias. Muitos no império Persa também se converteram ao Judaísmo (Ester 8:17) e há menções de Yeshua relativamente aos fariseus que viajam por todo o lado para fazer prosélitos entre as nações, e entre os quais havia muitos nesse tempo, tal como noutros tempos. (Mateus 23:15)

"Também em toda a província, e em toda a cidade, aonde chegava a palavra do rei e a sua ordem, havia entre os judeus alegria e gozo, banquetes e dias de folguedo; e muitos, dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles." Ester 8:17

Através da Bíblia, a casa de Israel sempre esteve desejosa de dar as boas vindas a estrangeiros, mas não deveriam juntar-se a eles as suas práticas se estas excedessem os limites que o Deus de Israel tinha determinado.

O grande plano de Deus para as nações.

Há uma distinção entre Judeu e Gentio que é cuidadosamente elaborada por Deus, mas o propósito desta diferença destinava-se a abençoar todo o mundo! Deus formou um povo para ele próprio e através do qual poderia revelar-se às nações. Ele deu a Sua Palavra através deles; Ele mostrou-nos o seu carácter na Sua relação com eles; e tornou-se um deles, de forma a salvar-nos a todos, tal como Ele prometeu que o faria.

Zacarias 2:10-11 "Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a ti."

Consegue distinguir isso? Muitas nações iriam juntar-se a eles e ao Senhor quando o Rei viesse para habitar entre entre eles. E aconteceu tal com foi escrito. Há muitas outras passagens onde é descrito que o plano de Deus para todas as nações será conhecido, que se unirão e louvarão a Deus juntos. De facto, depois de Deus ter chamado os Judeus em Isaías 55, Deus tranquiliza o povo Gentio dizendo-lhes que eles também são importantes para Ele.

Isaías 56:3-7: "E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceites no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos."

Todas as nações.

E aqui está o resultado final demonstrado em Apocalipse: "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro". Apocalipse 7:9,10

Deste modo, eu penso, que claramente, podemos ver que as nações sempre têm sido bem-vindas e o seu destino foi sempre conhecer e louvar o Deus de Israel e assim o Reino de Deus é recheado com Gentios! As escrituras nunca pintaram a terra de Israel, o povo de Israel, ou o Deus de Israel, como uma zona livre de outros povos, mas sim o oposto.

Então, e no que diz respeito à servidão?

Eu penso que a pista está em Romanos 11 que descreve um estonteante plano de Deus para levar o evangelho aos Gentios e que eles deveriam ser os que trariam o povo de Israel de volta ao evangelho. Nós vemos este quadro repetidas vezes nas escrituras, tal como na visão dos ossos secos de Ezequiel: Israel é reconstruído fisicamente, mas eles despertam completamente para a vida apenas quando o vento dos quatro cantos da terra vem para soprar de volta o Espírito nos seus corpos inertes. Isto é uma figura do Espírito que traz o fôlego de Deus das nações de volta para Israel.

Semelhantemente, quando nós olhamos para Isaías 61:4,5, diz que os estrangeiros alimentarão os rebanhos de Israel e serão os seus vinhateiros. Você sabe o que rebanhos e vinhateiros representam na Bíblia? O povo de Deus, claro! O Corpo do Messias! Este verso diz que os Gentios serão quem ajudará a construir o Corpo do Messias em Israel, tal como, exactamente, tem acontecido.

É verdade que sem a ajuda das nações, a Igreja em Israel não seria o que é nos dias de hoje. Os Gentios têm certamente servido na vinha de Deus entre o rebanho que está aqui e nós estaremos eternamente gratos pelo investimento que tem sido trazido desde os quatro cantos da terra. Temos até um Pastor Árabe maravilhoso aqui em Israel que lidera e cuida de uma congregação Messiânica Judaica. Isto tem sido o maravilhoso plano de Deus que vem de fora, cada um tem a sua parte para cumprir e um único legado da parte de Deus.

Romanos 11 também nos assegura que quando Israel for salvo, haverá "vida dentre os mortos" para todo o mundo. Também há profundas riquezas para serem adquiridas, agora que hebreus nativos podem ler os registos originais das escrituras, mas apenas com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós. À medida que mais e mais Israelitas vêm para a fé, novos tesouros e verdades são abertos na Bíblia, os quais antes eram inacessíveis ao mundo. E muito mais ainda está para vir.

O final glorioso.

É uma característica de Deus reverter aparentes desastres em inimagináveis bênçãos. Os horrores da cruz culminaram numa derrota do pecado e da morte! José foi traficado para o Egipto e colocado numa prisão vários anos mas acabou por resgatar nações inteiras! Deus trouxe beleza das cinzas e transformou o luto em dança. E do mesmo modo assim será que Israel, o "estado pária" que parece ser a causa de tanta confusão para tantos, eventualmente será salvo e justificado por Deus, e será uma bênção para todo o mundo, porque essa é apenas a forma como Deus faz as coisas.

O profeta Zacarias dá-nos um pequeno sabor das coisas que estão para vir: "E há de suceder, ó casa de Judá, e casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre os gentios, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos. Zacarias 8:13

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco." Zacarias 8:23

Como pode ver, Rabi Yizhak Yosef, há uma variedade de Gentios em Israel desde sempre e até ao final dos dias. Deus disse-o!

Fontes:
http://www.oneforisrael.org/blog/439-chief-rabbi-suggests-gentiles-should-be-banned-from-israel

As sete leis de Noé são:

Não negarás a Deus
Não blasfemarás de Deus
Não Matarás
Não adulterás e não terás relacionamentos incestuosos ou homosexuais.
Não roubarás
Não comerás um animal vivo
Estabelecerás um sistema judicial/legal para garantir a obediência à Lei

HaAretz March 28, 2016: Sephardi Chief Rabbi Says non-Jews Forbidden From Living in the Land of Israel

Sem comentários:

Enviar um comentário