quinta-feira, 14 de julho de 2016

O livro de Zohar


O Zohar (em hebraico זהר, "esplendor") é considerado como um dos trabalhos mais importantes da Cabala, no misticismo judaico. É considerado uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento, seus ensinamentos e revelações se equiparam, em importância, aos da Torá e do Talmud.

O ensino é da autoria do grande Rabi Shimon bar Yochai. Trata-se de uma obra mística e inacessívei à maioria dos leitores e por isso mesmo desperta um interesse acrescido.


O seu conteúdo inclui comentários sobre a Torá (os cinco livros de Moisés) escritos em aramaico e hebraico medieval. O Zohar contém uma discussão mística sobre a natureza de Deus e considerações sobre a origem e estrutura do universo, a natureza das almas, pecado, redenção, o bem e o mal, e diversos temas relacionados.

O Zohar não é um livro, mas um grupo de livros. Estes livros incluem interpretações bíblicas assim como matérias sobre teologia, teosofia, cosmogonia mística, psicologia mística, e também o que alguns poderiam chamar de antropologia.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zohar

Consulte também este artigo muito completo sobre esta obra:
http://blogs.odiario.com/dyaryodyumhebreu/2013/04/07/cabala-o-que-e-o-zohar/



Sem comentários:

Enviar um comentário