terça-feira, 28 de junho de 2016

Os judeus messiânicos estão sob a Lei?


"ONE FOR ISRAEL" é o maior ministério Messiânico Israelita no mundo e com muita frequência colocam-nos esta questão.

Em resposta, publicámos um pequeno e-book de 75 páginas intitulado "O Objectivo da Torah". Ainda assim, para quem está limitado no tempo aqui estão alguns tópicos nos quais nos fundamentamos:

Actualmente há cerca de 350.000 Judeus crentes em Yeshua no mundo. Provavelmente não mais do que 2-3% consideram-se "Observadores da Torah". Também estamos conscientes do crescimento em número de Cristãos-gentios que se intitulam "Movimento das Raízes Hebraicas", considerando-se eles próprios como "Observadores da Lei". Muitos, nos círculos "Observadores da Torah", não são Judeus. Deveríamos portanto reflectir sobre a razão porque não-Judeus estão tão famintos em observar uma Lei que nunca teve intenção de ser para eles.

Uma conclusão rápida dá-nos a sensação de que, mais do que enfatizar a fidelidade ao Messias, eles enfatizam antes a observação da Torah como o aspecto que os diferencia, sugerindo que são mais obedientes a Deus, ou que têm uma espiritualidade mais profunda, do que os outros seguidores de Jesus. Talvez eles argumentem que a sua obediência à Lei é fidelidade a Cristo, mas há um distinto desequilíbrio nesta abordagem.

Inadvertidamente, talvez eles tenham criado um "sistema de duas camadas de crentes": a mais espiritual é a que observa a Lei e a menos espiritual a que não a observa. Isto não é apenas anti-bíblico, mas também separa estes grupos do resto do Corpo de Cristo de uma forma doentia, tornando-os orgulhosos, críticos, sobranceiros e arrogantes relativamente a outros cristãos. Isto, em nossa opinião, opõe-se exactamente à essência do Evangelho da graça e do amor.

Talvez sem se aperceberem, os grupos que observam a Torah passam também depender das tradições rabínicas que são distintamente pós-bíblicas, ou então constroem as suas próprias tradições. Por exemplo, os membros de tais grupos não enviam os seus varões a apresentar-se perante o Senhor em Jerusalém, tal como é requerido na Lei de Moisés, nem para oferecer sacrifícios. Então, não pode haver dúvidas de isto ser uma autêntica forma de observância equiparada ao primeiro século.

A ironia é que se um gentio quer realmente observar as festas de acordo com a Lei, primeiro eles necessitam de circuncidar a sua casa: "Quando, porém, algum estrangeiro peregrinar entre vós e quiser celebrar a Páscoa ao Senhor, circuncidem-se todos os seus varões; então se chegará e a celebrará, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela." Êxodo 12:48

Nós cremos que a aliança no Sinai foi para a nação de Israel, e foi feita:

1- Para expor a nossa natureza pecaminosa;
2- Para separar Israel das nações;
3- Como um sistema temporário até à vinda do Messias.

"Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Ora, o mediador não o é de um só, mas Deus é um só. É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." Gálatas 3:19-25

Nós cremos que o foco central da aliança no Sinai incluía os sacrifícios, o sacerdócio e o templo (o qual já não existe). Os mandamentos foram ligados à aliança e foram a forma de a fazer cumprir. Por exemplo:

1- Para as festas bíblicas principais a Lei ordenava que se subisse ao templo em Jerusalém afim de celebrar as festas do Senhor. "Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor." Deuteronómio 16:16

2- Para a celebração do Sábado tinha que ser feito um sacrifício. "... e a sua oferta de cereais, de flor de farinha misturada com azeite, três décimos de efa para o novilho, dois décimos para o carneiro." Números 28:9

Assim sendo, tentar observar os mandamentos sem templo é como comer cozido à portuguesa sem chispe.

As leis Kosher estão ligadas ao templo e eram temporárias: "Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação)". Hebreus 9:11

Manter as leis de dieta alimentar de Levítico 11 é uma prática essencial do que significa para o povo quando diz que "observa a Torah" nos dias de hoje. O que as pessoas geralmente falham em observar, contudo, e o que o escritor dos Hebreus observou tão perspicazmente, é a ligação entre as leis alimentares e o tabernáculo. Levítico 11 é parte de uma larga secção (de Levítico 11-15) conhecida como as "Leis da Pureza", todas elas vinculadas à pureza do tabernáculo (Levítico 16). Por exemplo, se alguém for apanhado a pecar por comer um animal impuro, isso pode fazer com que o seu pecado seja uma profanação do templo. E isto, para esses grupos, já não é relevante nos dias de hoje.

"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com acções de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade; pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com acções de graças; I Timóteo 4:1-4

Nós acreditamos que Deus prometeu uma Nova Aliança (não uma aliança renovada) que substitui a antiga: "Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor." Jeremias 31:31, 32.

"E por lhe chamar esta aliança NOVA..., Ele tornou a primeira obsoleta: "...Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer." Hebreus 8:13

Nós, até mesmo, acreditamos que as profecias acerca do templo do proferidas pelo profeta Ezequiel relativas o fim da aliança do Sinai, as quais, tal como a sua descrição de um futuro templo, contradizem o templo da Torah.

Apesar dos nossos membros do ministério observarem o Shabat aos Sábados, e não aos Domingos, nós não fazemos deste assunto uma grande questão uma vez que não é apenas um dia da semana que dedicamos a Deus mas o nosso descanso está em Yeshua todos os dias.

"Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo." Colossenses 2:16,17

Também, embora nós chamemos o Messias “ישוע” (Yeshua), nós oramos "em nome de Jesus" e funciona do mesmo modo. ;) Ele conhece quem fala com Ele, independentemente de qual a palavra que possamos usar.

Acreditamos que o Judaísmo Rabínico ensina falsamente que o papel do Messias será conduzir-nos para a Lei de forma a ensinar-nos como observar melhor os mandamentos e isso tem influenciado negativamente os grupos "observantes da Torah". Enquanto isso, nós agarramo-nos ao ensino de Paulo que aponta para o Messias e que o alvo da Torah é o próprio Messias.

Nós acreditamos que a última oportunidade vem através de Yeshua. Os mandamentos de Yeshua não tratam apenas com o exterior: eles tocam profundamente os nossos corações e causam uma mudança que vem de dentro através da capacitação do Espírito. Com Yeshua, matar não está limitado à morte física; adultério não está limitado à união física. Os padrões são muito mais elevados! Yeshua chama-nos e capacita-nos através do Seu Espírito para controlar a nossa raiva, a evitar a cobiça e amar os inimigos.

Como podemos concluir, quando nos seguimos as tradições ou nos concentramos no "que" ou no "como" fazer (ou não fazer) que são coisas exteriores, pois isso apenas nos torna amargos para com os que estão à nossa volta e torna-nos venenosos contra os que não concordam connosco.

O alvo de Yeshua é lidar com o nosso interior, profundamente nos nossos corações, ensinar-nos amar a Deus e então amar toda a Sua criação, em todo o lugar, em todo o tempo. "A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei." Romanos 13:8

Traduzido de:
http://oneforisrael.org/blog/410-are-we-under-the-sinai-law-what-is-our-stance-regarding-the-torah

Artigo com conteúdo idêntico: 
http://cristaossionistasportugueses.blogspot.pt/2015/09/o-risco-de-amar-demais-o-povo-judeu.html

2 comentários:

  1. Não concordo com muitas coisas neste artigo...

    Concordo que muitos tentam imitar leis que não vêm na Bíblia e são parte da Lei Oral acrescentada.

    Não creio que a Aliança do Sinai seja apenas para os judeus, mas seria para eles levarem a lei de Deus a toda a Terra, coisa que não fizeram muito...

    Creio que dentro da Lei de Deus, existe a Lei Levítica, que consistia em tudo o que rodeava o sistema do templo, cumprido em Cristo. Hebreus revela que o sacerdócio levítico foi substituído pelo sacerdócio segundo a ordem de Melquizedeque (que existia antes).

    Creio que a Lei de Deus excetuando tudo o que tem a ver com o sistema do Templo, seus levitas, ofertas e sacrificios foram cumpridos, mas não a Lei de Deus. O próprio Cristo disse que os homens criaram preceitos fora da Lei do Pai e disse no Sermão do Monte que enquanto terra e céu existirem a sua Lei não passará. Foi ele que disse! Não passará apenas para judeus? O Sermão do Monte era apenas para judeus?

    Agora, claro que "não estamos debaixo da Lei", "a Lei não salva", "não somos escravos de mandamentos", mas a Lei está escrita no nosso coração, além do texto bíblico, e Deus nos inclina a obedecer ao que sempre esteve no coração de Deus e Cristo explicou.

    Quando queremos ensinar um católico sobre não adorar imagens, não lemos Exodo 20? Quando queremos explicar sobre o pecado da homossexualidade não recorremos a Levítico (o livro de Levítico não tem só lei levítica)?
    Roubar, matar e adulterar não continua a ser pecado... Não disse Paulo que a Lei é santa e boa e em Romanos 8 não disse que pelo Espírito podemos obedecer?

    Não espero que concordem comigo, até porque não tenho possibilidades nesta resposta de colocar todas as passagens bíblicas...
    Escrevi um livro sobre isso e não consigo reproduzir aqui... Não pretendo também convencer ninguém, não me cabe esse papel.

    Lembro apenas que a promessa do novo nascimento foi feita aos Judeus, o Messias veio primeiro para eles e se os gentios estão hoje ligados aos Messias é porque foram enxertados na Oliveira de Deus... Herdaram apenas a benção de Abraão? Não herdaram as alianças, as bençãos, tudo? Romanos 11 coloca-nos como enxertados, ou seja, toda a separação foi derruba...

    Deixo um link onde aprofundei o tema:
    http://www.bubok.pt/livros/1172/A-OLIVEIRA--O-unico-povo-de-Deus

    Espero não ter ferido suscetibilidades de ninguém! Também não gosto de imitações da religião judaica e de práticas nem vêm na Bíblia, mas creio que devemos respeitar todos os que praticam crendo que estão a servir o Messias, não se exaltando acima de ninguém, seja na alimentação, seja no Sábado, seja no uso do nome Yeshua, celebração de festas, etc...

    Não vou mesmo entrar em debates. Deixo apenas um sábio versículo:

    Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; 1 Timóteo 1:8

    O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
    Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
    Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
    Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
    Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
    Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
    Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
    Romanos 14:3-10

    ResponderEliminar
  2. Enquanto traduzia o artigo tive a sensação de que havia "um dedo" americano por detrás e fico com a sensação de que One For Israel bebe de algum ministério nos USA.
    Não me lembro se foi neste artigo ou noutro que tive de cometer a excepção de retirar "os judeus adoram outro Deus" coisa que me pareceu completamente absurda.

    ResponderEliminar