quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Shimon Peres


Não podemos passar por este dia sem honrar a memória de um homem de paz e que lutou pela re-fundação do Estado de Israel, um campeão nas cedências às exigências Árabes na região.

O mundo aplaudiu efusivamente a sua coragem para assinar e cumprir os Acordos de Oslo sem quase nenhuma contrapartida cumprida até hoje pelos seus adversários Palestinianos, entre as quais, provavelmente a mais inquietante, a exibição por escrito da revogação do princípio de fundação da O.L.P., a extinção pura e simples do Estado Judeu.

Gaza, com os Acordos de Oslo, tornou-se então a primeira região do mundo "zona livre de judeus", Israel acolheu sobre a sua população civil milhares de rockets e dezenas de tuneis de terror, e o sucessor de Arafat já expressou a continuidade desta velha aspiração: que no fim do processo não haja um único Judeu em Jerusalém, Judeia e Samaria.

"Israel percebeu que a paz faz-se com diálogo", é o que se ouve em alguns suportes de comunicação social... Não, Israel não percebeu através de Shimon Peres coisa alguma; Israel prosseguiu em cumprir com que foi escrito e lido no dia da Declaração de Independência:

"... instamos ainda aos habitantes Árabes do Estado de Israel para que retomem os caminhos da paz e façam a sua parte no desenvolvimento do Estado, com total igualdade de cidadania e representatividade nos seus órgãos e instituições, provisórios ou permanentes. Oferecemos paz e boa-vizinhança a todos os Estados vizinhos e aos seus povos, e convidamo-los a cooperar com a nação hebraica independente, para o bem comum de todos."

Desde os Acordos de Oslo que nenhum Governo o Primeiro Ministro se opõe à existência de um Estado Palestiniano e ao contrário, nenhum líder do recêm criado Povo Palestino (4 de Junho de 1967) reconheceu o Estado de Israel.

Não é de estranhar portanto que entre a população palestina de Gaza e mesmo entre alguns cidadãos árabes livres de Israel, as expressões sejam de contentamento.

Shimon Peres fez mais pela paz entre os povos da região do que qualquer líder árabe.

Que Deus conforte e salve a família de Shimon Peres.

Samuel Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário